segunda-feira, 23 de março de 2009

Textos de Teoria Musical

ARTIGO 3
LENDO TABLATURAS

Muitos músicos iniciantes têm uma certa dificuldade em conseguir desenvolver algo de produtivo no início de suas “carreiras”, por um motivo muito óbvio: dominar o corpo, o instrumento e o que se está lendo ao mesmo tempo é realmente complicado no começo (lembra quando você pegou o carro do seu pai pela primeira vez? Você ficava procurando os pedais e olhando pra alavanca de câmbio toda hora pra ver em que marcha estava, não????). Facilitar algum ponto seria muito legal... Conseguiu-se algo neste sentido com a divulgação dos TAB's (Tablaturas), que são uma substituição da partitura musical conhecida até das aulas de música do primário.
Os TAB's são representações gráficas das notas e movimentos efetuados durante a música. Ué...a partitura também!!! Então porque ele é mais simples? Porque ele excluiu a determinação do TEMPO musical, além de corresponder graficamente ao próprio braço do instrumento.
Vou explicar: num pentagrama, os símbolos utilizados determinam exatamente o tempo que cada nota ocupa dentro de períodos de tempo chamados compassos, que formam a música como um todo. Com a leitura correta de uma partitura, você pode tocar QUALQUER música, sem nunca tê-la ouvido.
Embora os TAB's tenham esta desvantagem, eu lhes pergunto: você gosta de tocar uma música que você nunca tenha ouvido? Eu acho que não... E se tiver, compre o CD, ouça, e depois, se gostar, aprenda a tocar, certo? Acontece que nos tempos remotos, não existia CD, K7, televisão e nem mesmo rádio. Como Mozart, Beethoven e Strauss ficariam conhecidos no mundo todo, sem esses artifícios? Somente com um método preciso de transcrição musical – o pentagrama.
Mas, como hoje tudo é mais fácil, o TAB resolve pacas – é só você ter “ouvido” suficiente para escutar a música, memorizar sua noção de tempo e dominar a leitura do TAB.
Os TAB's representam as cordas do instrumento, como se você estivesse vendo a escala da guitarra (ou violão) quando está tocando – de cabeça para baixo. Seus olhos ficam mais perto da 6.ª Corda - Mi (E). Depois, vêm as outras: Lá (A), Ré (D), Sol (G), Si (B) e a Mi fininha (e – minúsculo, p/ diferenciar).Veja como fica:

e. |---------------------------------------------------|
B. |---------------------------------------------------|
G. |---------------------------------------------------|
D. |---------------------------------------------------|
A. |---------------------------------------------------|
E. |---------------------------------------------------|


Você verá ainda, nos TAB's, vários sinais:

número na corda [5]: prender a corda na CASA indicada pelo número (Não é o DEDO) – OBS: se houverem vários números exatamente um em cima dos outros, toque todos juntos.
letra [x] na corda: não tocar esta corda.
número [0] zero na corda: tocar a corda SOLTA.
[^] ou [v] em cima do TAB: direção da palhetada: ^ = para cima; v = para baixo.
[b]: bend.
[r]: release (soltar o bend).
[h]: hammer-on (tocar a nota colocando dedo da mão esquerda, sem palhetar).
[p]: pull-off (tocar a nota tirando o dedo da Mão Esquerda, s/ palhetar).
[/]: slide up (“escorregar” o dedo escala acima).
[\]: slide down ( “escorregar” o dedo escala abaixo).
[~]: vibrato.
[~w/bar]: vibrato com alavanca.
[<12>]: harmônico natural.
[ | ]: divisor de compassos.

Aqui temos uma seqüência de acordes (Angie, dos Stones):

. Am E G F C
e. |---0-------0-------3-------1-------0---|
B. |---1-------0-------3-------1-------1---|
G. |---2-------1-------0-------2-------0---|
D. |---2-------2-------0-------3-------2---|
A. |---0-------2-------2-------3-------3---|
E. |---X-------0-------3-------1-------X---|


Veja: no 1.º acorde, 2.ª corda/1.ª casa + 3.ª corda/2.ª casa + 4.ª corda/2.ª casa = Am (note que a 6.ª corda [X] não é tocada, e a 1.ª e 5.ª [0] são tocadas soltas); no 2.º acorde, 3.ª corda/1.ª casa + 4.ª corda/2.ª casa + 5.ª corda/2.ª casa = E; no 4.º acorde [F], perceba a pestana: 1.ª, 2.ª e 6.ª cordas presas na casa 1.
E aqui, uma escala de Blues palhetada alternadamente:

. ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v ^ v
e. |-------------------------------------------------5---8---|
B. |-----------------------------------------5---8-----------|
G. |-----------------------------5---7---8-------------------|
D. |---------------------5---7-------------------------------|
A. |---------5---6---7---------------------------------------|
E. |-5---8---------------------------------------------------|


Note o movimento “alternado” da palheta acima do TAB (^ v ^...) - as notas são tocadas isoladamente, da esquerda para a direita: 6.ª corda/casa 5; 6.ª corda/casa 8; 5.ª corda/casa 5 e assim por diante.


Alguns exemplos dos outros sinais:

. ~~~~
e. |-12b14-----14r12-----------------------------10--------|
B. |--------------------------------------------------<12>-|
G. |-------------------8h10---------------------------<12>-|
D. |--------------------------12r10-------------------<12>-|
A. |----------------------------------12/14\12-------------|
E. |-------------------------------------------------------|


Da esquerda para a direita:

I) Tocar a 1.ª corda na 12.ª casa, dar um bend até conseguir o tom da 14.ª casa;
II) Dar um pré-bend na 1.ª corda/12.ª casa, para conseguir o tom da 12.ª, tocar a nota e voltar a corda à posição normal, para obter o tom da 12.ª casa.
III) Tocar a 3.ª corda/8.ª casa, e, com o dedo da ME dar um hammer-on (tocar a nota com o dedo da ME) na 10.ª casa;
IV) Tocar a nota da 4.ª corda/12.ª casa, e fazer um release (soltar o dedo da ME) para conseguir o tom da 10.ª casa (é claro que seu outro dedo deve estar aí...)
V) Tocar a nota da 5.ª corda/12.ª casa, slide-up até a 14.ª casa e slide-down de volta para 12.ª casa. Note que se estivesse anotado assim: 12/14--14\12, você deveria palhetar a nota da 14.ª casa antes de dar o slide-down.
VI) Tocar a nota da 1.ª corda/10.ª casa e dar vibrato com o dedo da ME.
VII) Tocar os harmônicos naturais da 2.ª, 3.ª e 4.ª casas/12.ª casa.
Compare a tablatura com o pentagrama, sinal por sinal, neste endereço: http://www.endprod.com/tab/. Fuce a NET – comece pela Casa das Cifras – http://casa.cifras.nom.br – você vai encontrar vários TAB's conhecidos para treinar.

Publicado no site “A Casa das Cifras” (http://www.casa.cifras.nom.br), em 19/09/1.999.

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